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Rolamento com rótula sobre rolos - 24036-CC-K30-W33-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 24036-CC-K30-W33-SKF

170 170 280 280 100 100
Rolamento com rótula sobre rolos - 22210E-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22210E-SKF

50 50 90 90 23 23
Rolamento com rótula sobre rolos - 22214E-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22214E-SKF

70 70 125 125 31 31
Rolamento com rótula sobre rolos - 20212-TVP-FAG FAG

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 20212-TVP-FAG

60 60 110 110 22 22
Rolamento com rótula sobre rolos - 22206-EA-W33-SNR SNR

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22206-EA-W33-SNR

30 30 62 62 20 20
Rolamento com rótula sobre rolos - 22311-E1-XL-C3-FAG FAG

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22311-E1-XL-C3-FAG

55 55 120 120 43 43
Rolamento com rótula sobre rolos - BS2-2210-2RS-VT143-SKF SKF

À prova de água

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS BS2-2210-2RS-VT143-SKF

50 50 90 90 28 28
Rolamento com rótula sobre rolos - 22212-E-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22212-E-SKF

60 60 110 110 28 28
Rolamento com rótula sobre rolos - 22218E-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22218E-SKF

90 90 160 160 40 40
Rolamento com rótula sobre rolos - 22208-E-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22208-E-SKF

40 40 80 80 23 23
Rolamento com rótula sobre rolos - 22208-EA-W33-C3-SNR SNR

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22208-EA-W33-C3-SNR

40 40 80 80 23 23
Rolamento com rótula sobre rolos - 22211-E-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22211-E-SKF

55 55 100 100 25 25
Rolamento com rótula sobre rolos - 22212-E-C3-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22212-E-C3-SKF

60 60 110 110 28 28
Rolamento com rótula sobre rolos - 22210-EK-C3-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22210-EK-C3-SKF

50 50 90 90 23 23
Rolamento com rótula sobre rolos - 22217-EK-C3-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22217-EK-C3-SKF

85 85 150 150 36 36
Rolamento com rótula sobre rolos - BS2-2206-2RS-VT143-SKF SKF

À prova de água

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS BS2-2206-2RS-VT143-SKF

30 30 62 62 25 25
Rolamento com rótula sobre rolos - 22218-EK-C3-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22218-EK-C3-SKF

90 90 160 160 40 40
Rolamento com rótula sobre rolos - 22208-C3 GEN

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22208-C3

40 40 80 80 23 23
Rolamento com rótula sobre rolos - 22310-E-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22310-E-SKF

50 50 110 110 40 40
Rolamento com rótula sobre rolos - 21310 GEN

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 21310

50 50 110 110 27 27
Rolamento com rótula sobre rolos - 22314-E-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22314-E-SKF

70 70 150 150 51 51
Rolamento com rótula sobre rolos - BS2-2208-2CS-VT143-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS BS2-2208-2CS-VT143-SKF

40 40 80 80 28 28
Rolamento com rótula sobre rolos - 22208-E-C3-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22208-E-C3-SKF

40 40 80 80 23 23
Rolamento com rótula sobre rolos - 22311-E-C3-SKF SKF

ROLAMENTO COM RÓTULA SOBRE ROLOS 22311-E-C3-SKF

55 55 120 120 43 43

O que é um rolamento autocompensador de rolos?

Um rolamento autocompensador de rolos é um tipo de rolamento composto por um anel interno, duas carreiras de rolos, uma gaiola que mantém os rolos no lugar e um anel externo. O anel interno possui duas pistas em canais contínuos, enquanto o anel externo tem uma pista esférica.

Essa concepção permite compensar desalinhamentos do eixo, tornando-o ideal para aplicações onde podem ocorrer flexões no eixo ou desalinhamentos no mancal. Os rolamentos autocompensadores de rolos garantem um posicionamento correto, redução do atrito, diminuição de ruídos e vibrações.

Além disso, eles possuem uma capacidade de carga radial extremamente alta e são adequados para aplicações que exigem altas velocidades e grande resistência mecânica.

Quais são os diferentes tipos de rolamentos auto compensadores de rolos?

Os rolamentos autocompensadores de rolos podem ser encontrados em diversas variações:

  • Com furo cilíndrico ou cônico → Os rolamentos com furo cônico são identificados pelo sufixo "K" na referência.
    Exemplo: 22208-EK-SKF. Esses modelos devem ser instalados com um mancal de fixação, facilitando a montagem no eixo.
  • Vedados ou abertos → Os modelos vedados possuem vedações de NBR e são lubrificados com graxa, garantindo uma lubrificação "para toda a vida", sem necessidade de manutenção adicional. Já os rolamentos abertos podem ser lubrificados conforme a necessidade da aplicação.

Tipos de gaiolas

A gaiola é um dos componentes essenciais dos rolamentos autocompensadores de rolos. Existem diferentes materiais disponíveis:

  • Gaiola de aço → Com baixa concentração de carbono, oferece resistência mecânica elevada.
  • Gaiola de poliamida → Combina resistência e leveza, sendo ideal para aplicações específicas.

Vantagens e aplicações dos rolamentos autocompensadores de rolos

Os rolamentos autocompensadores de rolos possuem diversas vantagens, tornando-os ideais para aplicações industriais exigentes:

Alta resistência → Projetados para suportar cargas extremamente elevadas e altas velocidades.
Correção de desalinhamento → Permitem compensar pequenos erros de alinhamento do eixo, reduzindo o desgaste prematuro.
Menor atrito → Sua concepção otimiza a eficiência energética e melhora o desempenho dos equipamentos.
Durabilidade prolongada → Construídos com materiais resistentes à fadiga e à corrosão.

Onde são utilizados?

Esses rolamentos são amplamente empregados em indústrias que exigem alta precisão e resistência, como:

  • Setor automotivo → Utilizados em transmissões e sistemas de suspensão.
  • Setor aeroespacial → Aplicados em motores e equipamentos que exigem baixo atrito e alta confiabilidade.
  • Maquinário industrial pesado → Encontrados em trituradores, redutores e sistemas de manuseio de materiais.
  • Geração de energia → Comuns em turbinas eólicas e usinas hidrelétricas devido à sua alta capacidade de carga.

Grandes fabricantes como SKF, SNR e Schaeffler produzem rolamentos autocompensadores de rolos de alta qualidade, seguindo os padrões internacionais.


Como escolher o rolamento auto compensador de rolos certo?

A seleção do rolamento autocompensador de rolos ideal depende de diversos fatores:

  • Dimensões → Assim como em outros rolamentos, é necessário conhecer o diâmetro interno, diâmetro externo e largura do rolamento.
  • Ambiente de aplicação → Se o rolamento for operado em ambientes contaminados com poeira ou umidade, recomenda-se modelos vedados. Para aplicações com lubrificação contínua, os rolamentos abertos podem ser mais indicados.
  • Tipo de furo → Escolha entre furo cilíndrico ou cônico, dependendo do sistema de fixação.
  • Grau de folga interna → Esses rolamentos estão disponíveis com diferentes níveis de folga interna radial, como:
    • C2 → Folga menor que o padrão
    • C3 → Folga maior que o normal
    • C4 → Folga ainda maior para aplicações de alta temperatura e alta rotação

Escolher o tipo de folga interna adequado é essencial para garantir um desempenho duradouro e confiável.


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